A história do Google!

Curiosidades

Existe um site chamado Pretog (antigo Google Preto) que é uma versão paralela ao site de buscas Google search, com um fundo preto e que usa o mesmo motor de busca do Google, mas não tem relação com o Google. Segundo o site, o objetivo é "reduzir a tensão e os males causados aos olhos, em função do excesso de luminosidade projetada pelos sites de fundo branco e reduzir o consumo de energia necessária para fazer as suas pesquisas".

O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc.

Nos EUA, segundo o site Search Engine Land (março de 2008), o Google foi responsável por 67,3% das buscas na Internet

O Significado de Google: Google é um trocadilho com a palavra "googol", que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web e no mundo.

Cada vez mais líder

Enquanto o Google ganha adeptos, a concorência definha

Número de pesquisas na Web (em bilhões)
Março Abril
Google 6,4 6,5
Yahoo! 2,2 2,1
Microsoft 1,0 0,9
AOL 0,5 0,4

O Google se tornou imbatível nesse segmento de pesquisas na Web. O site domina 60% das buscas feitas entre os americanos. O segundo colocado, o Yahoo!, tem apenas 20% do total, e a Microsoft, na terceira posição, modestíssimos 9%. No restante do mundo, a lavada do Google segue a mesma proporção. Para reverter esse jogo, semana passada Bill Gates anunciou que a Microsoft vai pagar a quem usar parte de seu serviço de pesquisas na internet. O novo lance da Microsoft ocorre após uma série de tentativas frustadas de compra do Yahoo!, justamente para fortalecer sua posição na web. E, certamente, não será o último. Hoje, o mercado de anunciantes na internet movimenta 20 bilhões de dólares por ano. Foi ao abocanhar uma gorda fatia desse mercado que o Google ampliou seu faturamento de 10 bilhões de dólares em 2006 para 16,6 bilhões de dólares no ano passado Um salto que aguça a sede da concorrência.
Matéria retirada da Veja (28 de maio, 2008)